domingo, 23 de setembro de 2012

AGIR POR IMPULSO


O dia está cinza e o coração em pedaços por causa do impulso desenfreado!!

Amaioria das pessoas age por impulso. E agir por impulso anula a razão. E ai surge à seqüência lógica. Agir por impulso significa que a pessoa se deixa levar pela emoção. E a emoção é um sentimento que deixa a pessoa envolvida de  tal  maneira por um desejo, que de imediato exige satisfação. Por impulso a pessoa tende a fazer as coisas que depois se arrepende. E se não voltar atrás no impulso pode se envolver em problemas que geram desconforto, arrependimentos, e ás vezes complicam a vida de uma vez por todas. Agir pelo impulso envolve uma série de problemas que podem ser  classificados, em intensidade e freqüência.
Intensidade é movida pelo desejo incontrolável. E a freqüência do impulso depende de tantas quantas vezes pela repetição constante de hábitos considerados fora do comum a pessoa é vítima desses desejos, que para qualquer pessoa normal pode ser considerada, absurdo.  E se houver um minuto de reflexão esse impulso pode ser contido, e a pessoa não perder o controle sobre a razão. Em um minuto pode se decidir uma vida.
Por impulso Mercadológico a pessoa pode fazer uma compra mal feita. Se o arrependimento bater, não hesite em voltar atrás, porque os problemas podem surgir e a pessoa perder o controle.  O impulso incontrolado pode levar a pessoa a fazer uma compra que amanhã não vai conseguir pagar e vai levar a inadimplência e a recorrer aos bancos ou ao Cartão de Crédito. Ou perder o que comprou. E o que é pior, entrar em estresse porque  não vai ter dinheiropara pagar. O excesso de gasto é fruto do impulso incontrolado. Essa atitude de arrependimento é movida pelo Super-Ego que é o acusador.  É uma função cerebral que existe em  todas as pessoas. É Ele, que chama o ser humano á razão, porque se instala  no cérebro, a dúvida e a probabilidade, de que aquele ato está fora de propósito e é considerado erro. Essa atitude cerebral não tem nada a ver com Intuição.
Por impulso fruto da raiva incontida,  o marido, o noivo, o namorado pode bater na mulher e se complicar para sempre. A recíproca também é verdadeira. A  mulher pode agredir o companheiro. Se ambos continuam juntos  depois da pancadaria, um é masoquista e o outro é sádico. Um gosta de bater e o outro de apanhar.  Ambos sentem prazer em satisfazer seus impulsos de agressão. Se degenerar, ambos serão criminosos em potencial.
A mãe pode bater no filho e a machucá-lo. Isso ocasiona problema com a polícia e complica a vida de qualquer um. Os casos de impulsos de violência contra crianças são inúmeros. Os jornais estão cheios disso.
O impulso incentiva a prática de maldades.
Por impulso a pessoa portadora de TOC, transtorno obsessivo compulsivo compra coisas sem parar. Pode ser bolsa, sapato, bijuteria, vestidos, cristais,  e até bonecas.
O impulso emocional é arrasador. Pode ser o responsável por um beijo fortuito até uma Paixão Relâmpago. Essa é uma paixão que passa logo. E ás vezes  leva o individuo o assumir compromisso que não permite voltar atrás. A pessoa se arrepende, mas  o erro está feito e não há como voltar atrás. A pessoa se apaixonar por outra é simples. Até a carência afetiva, carência  emocional pode levar á busca da paixão. Mas daí a fazer sexo por fazer, pode ocorrer  riscos incalculáveis. Muitas pessoas se precipitam em fazer sexo com outra, quando se sente rejeitada por alguém por quem nutre interesse. A rejeição por um, causa auto-estima baixa e esse sentimento leva a pessoa por impulso, a se jogar nos braços de um terceiro, para provar que ela, é a boa. E quem   perdeu foi aquele que se desinteressou dela. Esse é um erro que não compensa. É a reação do amor próprio ofendido.
  O impulso tornou um irresponsável obrigado a arcar com todos os problemas que se lhe apresentam. O arrependimento chegou tarde demais. E o que fazer para solucionar a enxurrada de problemas que aparece?Todas as pessoas adultas são responsáveis pelos seus atos. Apelar para Razão para superar qualquer impulso de agir precipitadamente. Porque a emenda pode sair pior que o Soneto.

Nenhum comentário: